Carreira Comportamento Felicidade no trabalho

Porque você merece um trabalho onde você seja feliz

Porque você merece um trabalho onde você seja feliz

Aos dezessete anos, fomos ensinados que era o momento de escolher o trabalho que faríamos por “toda a vida”, não foi mesmo?

Nos contaram sobre a rota que deveríamos seguir, e seguimos. Seguimos por todas aquelas portas que nos falavam “o caminho é por aqui”. No entanto, em determinado momento do caminho, perdemos a trilha.

“Será que eu cheguei “lá”?” A gente se pergunta, ou então “Quanto falta para chegar “lá”?”.

“É isso que significa “chegar lá”? Eu não pensei que seria assim… eu pensei que eu me sentiria diferente..”.

“Achei que eu fosse me sentir contente, com um sentimento de realização, afinal, eu fiz tudo que me foi dito: estudei, trabalhei, investi em mim: tempo e dinheiro, muito tempo e muito dinheiro, na verdade. O que eu fiz de errado?”

A questão não é o que você fez de errado. A questão é que te ensinaram a desejar certas coisas para sustentar uma estrutura social Y e construir uma imagem X aos olhos dos outros. Nos disseram que essa “aprovação social” significaria felicidade, mas não é. Não é mesmo?

Ninguém nos disse “descubra no caminho”, “a vida não é linear”, “entenda o que te atrai, os seus interesses, e comece por ai”, “e tudo bem mudar, porque na verdade não é uma mudança, é você descobrindo o que faz mais sentido pra você, pra sua vida, e é nesses caminho de descoberta e experimentação que a gente vai sendo feliz, porque vamos aprendendo a escolher direções que fazem sentido com a nossa essência.”

Não, não foi isso que nos disseram.

3 razões pelas quais você merece um trabalho que faça sentido pra você

1. Para a sua própria felicidade.

Quando realizamos uma atividade profissional que faz sentido no nosso universo, nos sentimos muito mais motivados a agir, a aprender, a crescer, a experimentar, o processo é o que nos move, o resultado passa a ser consequência.

A motivação para alcançar tais resultados é muito mais potente, o que te mantém inspirado, inspira pessoas ao seu redor e que o ajuda a lidar com os desafios com uma perspectiva de aprendizado, te trazendo maior resiliência.

O senso de satisfação e de propósito é maior, porque esse processo de trabalhar com o que você se interessa e se identifica verdadeiramente é acompanhado do processo de conhecer a si mesmo.

2. Para a vida de outras pessoas.

Quando nos sentimos bem e contentes com o que fazemos, passamos essa energia de inspiração e motivação para as pessoas que nos rodeiam. Criamos ambientes mais leves de trabalho, relações mais harmoniosas, encorajamos e incentivamos as pessoas ao nosso redor nas suas atividades e as incentivamos a seguir caminhos que também as impulsionem e faça sentido para elas.

A nossa realização aumenta quando vemos pessoas ao nosso redor realizadas também, porque elas se tornam uma referência, de que sim, isso é possível!

3. Para a sociedade e para o mundo.

Quando somos felizes no trabalho, essa energia e vontade de aprender mais e fazer mais se transforma em criatividade! Pesquisas apontam que pessoas felizes no trabalho são 33% mais criativas em solucionar problemas.

Passamos a nos importar mais em como nosso trabalho impacta a sociedade e ficamos abertos a colaborar com outros para um propósito maior.

Quando nos interessamos verdadeiramente e o nosso trabalho faz sentido pra nós, naturalmente damos o nosso melhor, queremos saber mais, fazer mais, aprender mais e usá-lo para o benefício de muitos!

Construir o seu próprio caminho é um ato de serviço!

Por estas razões, seguir na direção da sua realização profissional está longe de ser um ato de egoísmo. É um ato de cidadania exercer nossas potencialidades quando o nosso trabalho individual tem tanto poder de impactar o bem comum!

Se você, assim como a maioria de nós, é aquela pessoa que não vê sentido e realização em chegar “lá”, a gente te convida a olhar pra dentro de você e construir caminhos profissionais, que de formar direta ou indireta vão promover impacto positivo no mundo!


Então, gostou do artigo? Divide com a gente qual é a sua opinião sobre esse tema!

Se você está pronto pra dar esse passo, mas não sabe em qual direção seguir ou como começar esse movimento, clica nesse link e dá uma olhada no Almanaque de vôo, talvez ele possa te ajudar com esse seu vôo, lá tem todas as informações que você precisa pra saber se ele faz sentido para você!

Se tiver dúvidas, perguntas, quiser colaborar, ou só dizer O.lar, escreve pra gente em hello@vo-lar.com

0 comments on “Porque você merece um trabalho onde você seja feliz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *