Comportamento Futuro do Trabalho Tecnologia

Tendências da tecnologia para 2020: o que esperar?

São várias as tendências que vão moldar a nova década: a base de todas elas, sem exceção, são as novas dinâmicas sociais (pessoas!) possibilitadas e impulsionadas por avanços na tecnologia. De micro sensores a computadores ligados ao cérebro, passando por inteligência artificial e alterações na agricultura e na medicina, Peter Diamandis (a cebça por trás da Singularity University) listou 20 tendências da tecnologia para 2020 – e trouxemos todas por aqui.

Conforme o autor, na próxima década as ondas de tecnologia exponencial vão se sobrepor e deixar para trás os avanços passados, tanto em escala quanto em impacto. Essas mudanças vão revolucionar indústrias, redefinir negócios e transformar completamente a forma como vivemos e trabalhamos.

Clica aqui para aplicar esses aprendizados e criar seu próprio trabalho.

Essas tendências da tecnologia para 2020 apresentam novas oportunidades para empresas e empreendedores enxergarem além das implicações imediatas e captarem negócios de escala inigualável e impensada há apenas alguns anos. É chegado o momento de observar as evidências e construir produtos e serviços para um mundo diferente, mais conectado e do bem do que o que vivemos até hoje.

2020 é o início de uma década de avanços tecnológicos sem precedentes e um potencial indescritível de impacto positivo em um universo de recursos e resultados cada vez mais abundantes. 

Aproveita essas dicas para transformar sua carreira em 2020!

Confere aqui as 20 principais tendências da tecnologia para 2020 até 2030:

20 Meta tendências de 2020

por Peter Diamandis

(1) Abundância: aumento da classe média global (e diminuição da pobreza) com a digitalização e democratização de bens e serviços corriqueiros.

(2) Conectividade generalizada de tudo e todos em todos os lugares, a um custo baixíssimo.

(3) Aumento médio da expectativa de vida em 10 anos devido a avanços tecnológicos na medicina.

(4) Mais acesso a capital (semente, de risco e fundos internacionais) que leva a mais ideias malucas que aceleram a inovação.

(5) Realidade aumentada e internet espacial usarão a força do 5G na criação de um mundo inteligente e virtualmente conectado.

(6) Tudo é inteligente com a queda do preço de microsensores e máquinas que tornam tudo responsivo e preditivo das nossas necessidades.

(7) A inteligência artificial atinge níveis humanos de performance intelectual. As ferramentas serão cada vez mais open source, disponíveis e melhoradas por qualquer indivíduo com acesso à rede.

(8) Colaboração de humanos com inteligência artificial em todas as profissões: o aumento de “IA como serviço” permite que a gente use essas ferramentas em todos os aspectos das nossas vidas.

(9) Melhora da qualidade de vida com a melhora de serviços como Alexa, Google Home e Apple Por, podendo ser nossa extensão em espaço e tempo (24/7). Com a coleta de dados, essa interação fica ainda mais assertiva e útil.

(10) Energia renovável disponível e barata.

(11) A indústria de seguros passa de “recupera após o risco” para “prevê o risco”.

(12) Veículos autônomos e carros voadores vão redefinir o deslocamento humano.

(13) Produção e entrega sob demanda vão gerar uma “economia instantânea” de todas as coisas que consumimos.

(14) Habilidade de sentir e saber qualquer coisa, a qualquer momento, em qualquer lugar: sensores monitorarão todos os ângulos dos ambientes, o tempo todo. Não importa “o que você sabe”, mas a qualidade das perguntas que faz.

(15) Disrupção das propagandas: com a IA cada vez mais presente, logo as máquinas entenderão melhor o que queremos do que nós – e aí dependeremos mais do externo para nossas decisões – as propagandas vão ter um efeito cada vez menor na gente 🙂

(16) Agricultura celular vai dos laboratórios para as cidades, provendo proteína de alta qualidade, saudável e barata. Essa década vai ver o avanço de uma alimentação mais ética, nutritiva e ambientalmente sustentável.

(17) Interfaces Cérebro-Computador (BCI, em inglês) vão ser disponibilizadas para o uso público: Ray Kurzweil prevê que em 2030 vamos começar a conectar o neocortex à nuvem.

(18) Realidade Virtual de alta resolução vai transformar as compras no varejo e no mercado imobiliário: as pessoas poderão comprar tudo de casa, sabendo exatamente o que serve no corpo ou no espaço que querem decorar.

(19) Maior foco em sustentabilidade e no meio ambiente: mais consciência e preocupações com o aquecimento global levará as empresas a investirem em sustentabilidade, redução de resíduos e contaminação do ambiente. O lixo de uma empresa será o insumo da outra!

(20) CRISPR e terapia genética vão minimizar doenças: muitas doenças, de AIDS à Ebola, hoje são curáveis – novas tecnologias tornam mais precisas e acessíveis o tratamento e cura de outras centenas de doenças infectuosas e genéticas.

Texto original em inglês aqui.

Maria Julia Bezzi

Co-founder at vo.lar
Vejo o mundo como um conjunto de processos de ponta a ponta a serem otimizados. Acredito na mistura de pessoas e da tecnologia. Minha energia vem do sol as conexões que crio são chave para um crescimento sustentável e exponencial.
Maria Julia Bezzi

Vejo o mundo como um conjunto de processos de ponta a ponta a serem otimizados. Acredito na mistura de pessoas e da tecnologia. Minha energia vem do sol as conexões que crio são chave para um crescimento sustentável e exponencial.

0 comments on “Tendências da tecnologia para 2020: o que esperar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *